Técnicas de Manipulação

por Tiago Almeida
Grupo Girino Teatro de Animação

Diversas técnicas e mecanismos de manipulação foram desenvolvidos ao longo da história do Teatro de Bonecos e, atualmente, uma série de outros métodos  tem sido incorporados na construção e manipulação, além de técnicas mistas e experimentais. Suas especificidades envolvem tanto questões técnicas e práticas de funcionabilidade de mecanismos quanto concepções estéticas e dramatúrgicas do Teatro de Bonecos.

Veja abaixo algumas técnicas básicas e tradicionais de manipulação:

.

Boneco de Luva [ Fantoche ]

Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos. Normalmente, possui corpo de tecido onde o indicador manipula a cabeça e dedos polegar e médio manipulam braços.

Cabeça e mãos podem ser esculpidas ou modeladas em diversos tipos de materiais, no mamulengo é mais comum o uso de madeira e papel machê.

A principal característica da manipulação de bonecos de luva é a agilidade dos movimentos, apesar das limitações de movimentos dos braços do boneco.

Outras variações de manipulação de luva são aquelas em que a mão do manipulador articula a boca do boneco, além dos dedoches e a técnica de luva cruzada.

.

Boneco de Vara

Mecanismo de manipulação por varas ou hastes, pode ser um objeto acoplado às varas ou bonecos projetados com mecanismos de boca e olhos. No caso de bonecos de figura humana, normalmente, possui uma vara como eixo central e outras duas para os braços.

Na manipulação, pode se obter tanto movimentos bruscos quanto delicados, uma dificuldade pode estar relacionada a sustentar o peso do boneco para que mantenha os eixos, conciliando com a manipulação das varas. Em bonecos mais complexos e pesados pode ser necessário mais de um manipulador para operar todos os mecanismos.

Uma variação do boneco de vara é o tringle, que se caracteriza por ser um boneco com uma vara fixa, normalmente na cabeça e manipulado por cima do boneco. O boneco de tringle possibilita movimentos extremamente rápidos, bruscos e pausados.

.

Marionete ou Boneco de Fio

Boneco de fio ou marionete , do termo francês “marionette”, tipo de boneco manipulado por fios ou cabos, conectados a uma estrutura de madeira [cruz]. A manipulação é feita por movimentos e mecanismos da cruz ou manipulando diretamente os fios.

Uma característica da marionete é a possibilidade de coordenar peso[altura],  eixos e pernas do boneco em apenas uma mão que manipula a cruz, deixando livre a outra mão para manipular outros fios e mecanismos. A manipulação de bonecos de fio é uma técnica delicada que requer prática e apurado conhecimento do boneco, seus eixos, mecanismos e possibilidades de movimentos.

Uma marionete simples pode chegar a ter nove fios: um em cada perna, um em cada mão, um em cada ombro, um em cada orelha (eixo da cabeça) e um na base da coluna, para inclinação do tronco do boneco. Movimentos mais detalhados podem exigir o dobro ou o triplo desse número. As marionetes são capazes de representar praticamente todos os movimentos humanos ou de animais, além de diversas outras possibilidades de articulações específicas a cada boneco.

.

Boneco de Manipulação Direta [ Bunraku ]

Inspirado no Bunraku, uma técnica tradicional de Teatro Japonês, o boneco de manipulação direta, originalmente, é manipulado à vista da platéia e sincronicamente por três pessoas,  a manipulação se dá pelo contato direto com o boneco.

Um manipulador controla e direciona a cabeça e seus mecanismos enquanto sustenta o peso do boneco pelo quadril, um segundo manipulador manipula os braços e o terceiro os pés. A coordenação entre esses três artistas exige um longo e rigoroso treinamento de manipulação.

Boneco de Balcão

O boneco de balcão é uma variação da manipulação direta, porém, os manipuladores não tocam diretamente no boneco. É manipulado em uma mesa, bancada ou balcão e, normalmente, possui um mecanismo central em suas costas ou cabeça, o que possibilita a coordenação de peso e eixo em apenas uma mão. Mãos e braços do boneco podem ter mecanismos que são articulados pelo cotovelo.

Uma das grandes vantagens do boneco de balcão é a possibilidade de mecanismos da cabeça e do pescoço serem manipulados no interior do boneco, além da manipulação por apenas um ou dois manipuladores.

.

Boneco de Sombra [ Silhueta ]

Consiste em manipular figuras em focos de luz projetando suas sombras em uma tela. As figuras de sombras são chamadas de silhuetas ou bonecos de sombra, podem ser silhuetas chapadas ou tridimensionais, articuláveis ou não.

Nos teatros tradicionais da China, Índia, Turquia e Grécia as silhuetas são, comumente, figuras planas, recortadas em couro, algum outro material opaco, ou ainda materiais semi-transpartentes como pele de peixe.

Atualmente, diversos grupos desenvolvem pesquisas em Teatro de Sombras, bonecos podem ser criados em acetato, acrílico, gelatinas, papel, etc e as fontes de iluminação utilizadas são diversificadas como velas, lamparinas, lanternas, refletores, projetores de vídeo, dentre outros.

A manipulação de silhuetas pode se dar através de varas perpendiculares como no teatro javanês; com varas em ângulo reto com a tela, como nos teatros chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas, além de outras formas alternativas de manipulação.

Bonecos de sombra podem também ser figuras tridimensionais, com silhuetas planas em ângulo a um eixo. Além da criação de sombras com o próprio corpo humano, o sombrista pode utilizar máscaras e outros aparatos em seu próprio corpo para a projeção de formas, volumes e silhuetas.

Mais textos e referências na página de Teatro de Sombras.

.

Teatro Negro

Se caracteriza com uma técnica de manipulação não aparente, ou seja,  os manipuladores não ficam visíveis para o público. Normalmente, consiste em um cenário em câmara escura e fundo negro e os manipuladores com figurinos completamente em preto, produzindo a ilusão de que bonecos e objetos nao estão sendo manipulados mas sim possuem movimentos próprios.

Diversas técnicas e mecanismos podem ser usadas em conformidade com o Teatro Negro, principalmente no que se refere às técnicas de trabalho com luz negra, à exemplo do Teatro Negro de Praga.

.

Kuruma Ningyo

Kuruma Ningyo é um gênero japonês de teatro de bonecos. Diferentemente do Bunraku, um único ator manipula o boneco, trabalhando sentado em uma estrutura em forma de caixa com rodinhas. Esta técnica consiste na união do boneco com um único ator, que manipula à vista do público. Esta caixa em que o ator se desloca é uma espécie de carrinho, denominado Kuruma em japonês, originalmente, possui cerca de 20 x 25 x 15cm  e três rodas. O ator trabalha sentado manipulando braços, tronco e cabeça do boneco e seus próprios pés são encaixados no calcanhar do boneco.

Textos Relacionados:


Bonecos no Brasil
por Tiago Almeida
Girino Formas Animadas

Mamulengo: o Teatro de Bonecos Popular no Brasil
por Fernando Augusto
Grupo Mamulengo Só-Riso [PE]

Técnicas de Manipulação
por Tiago Almeida
Girino Formas Animadas

Do Teatro de Bonecos ao Teatro de Animação
por Ana Maria Amaral

Teatro de Bonecos pelo Mundo
por Tiago Almeida
Girino Formas Animadas

6 respostas para Técnicas de Manipulação

  1. José Antonio disse:

    Gostei muito das matérias do site, principalmente desta que esclarece de forma simples as características, qualidades e diferenças entre alguns tipos de bonecos manipuláveis.

  2. O site é muito interessante e as informações são bem claras e específicas, bom demais.

  3. Estou montando um espetáculo de animação e venho beber desta fonte de conhecimentos. Ótimo site.
    Marcos Alves de Almeida – Ô Seis Teatro de Animação – Divinópolis – MG

  4. Gustavo Lopes disse:

    Parabéns, muito bem desenvolvido!!Otimo.

  5. rosely disse:

    obrigado por me ajudar a saber como manipular bonecos de teatrooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Felipe disse:

    O texto está ótimo! Me ajudou bastante em minha pesquisa sobre as diferentes técnicas de manipulação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 39 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: