Teatro de Sombras com as Mãos

por Tiago Almeida
Grupo Girino Teatro de Animação


Clique para ampliar a imagem

Silhuetas de Sombras com as Mãos

O Teatro de Sombras parte de um princípio técnico que envolve uma fonte de luz, uma superfície de projeção e objetos manipulados entre a fonte de luz e a superfície.

Fontes de luz utilizadas podem ser naturais, como a luz do sol ou de chamas de velas e lamparinas,  ou fontes artificiais como lanternas, lâmpadas, luminárias e refletores. Para uma melhor definição das silhuetas é necessário que a fonte de luz seja focalizada, ou seja, que exista um foco concentrado de luz para que esta não disperse no ambiente e assim crie uma melhor definição das formas projetadas.

Para superfícies de projeção, o ideal é trabalhar com telas semi-transparentes como as de tecido ou papel, a fim de que o trabalho de manipulação de silhuetas seja feito de um lado da tela e a platéia visualize a projeção de sombras do outro lado. Nesse caso, a manipulação e projeção são feitas ao avesso, já que o público estará vendo o lado contrário da tela. Entretanto, a manipulação de sombras pode, também, ser projetada diretamente em qualquer superfície, como em uma parede branca, por exemplo.

Para a manipulação das sombras existe uma infinidade de técnicas de manipulação e construção de silhuetas, bonecos, cenários, imagens e texturas. Nesse artigo iremos nos concentrar no trabalho e experimentação de silhuetas através das mãos.

A simples projeção da silhueta de uma mão proporciona a construção e composição de imagens poéticas e oníricas. Experiências com a criação de silhuetas através do corpo já foram experimentadas por diversos grupos e companhias do mundo todo e este é um campo ainda muito fértil para pesquisas técnicas e estéticas em formas animadas.

Pelas possibilidades de trabalho com materiais acessíveis, estas experiências também podem ser apropriadas por propostas e atividades educativas. O Teatro de Sombras na educação pode ser uma estratégia de trabalho em seus aspectos teóricos, técnicos, práticos, culturais e artísticos.

Veja artigo de Giuseppe Cicale acerca de seu projeto “Experimentando teatro de sombras na sala de aula”

A posição e articulação de mãos e dedos frente à fonte de luz produzem silhuetas que remetem às formas do imaginário. Silhuetas podem ser criadas a partir da experimentação do posicionamento das mãos, com o uso de objetos nos dedos ou através do uso de luvas com volumes.

Veja abaixo algumas silhuetas de animais produzidas por Ashley:

.

Imagens do livro “Hand Shadows To Be Thrown Upon The Wall” de Henry Bursill, baseado no original de Griffith & Farran de 1859 e que está disponível graças ao Projeto Gutemberg neste link.

.

.

Vídeo:

.

Teatro de Sombras no facebook: www.facebook.com/Teatros.de.Sombras

teatro de sombras como fazer, técnicas do teatro de sombras chines, teatro de sombras chinesas, origens do teatro de sombras, pesquisa em teatro de sombras, teatro de sombras infantis,
Teatro de Sombras de Ofélia:Tratando de temas como a velhice e a solidão, este livro conta como a vida de Ofélia muda totalmente quando ela encontra uma série de sombras que lhe pedem abrigo. Editora: Ática Autor: FRIEDRICH HECHELMANN & MICHAEL ENDE

About these ads

8 respostas para Teatro de Sombras com as Mãos

  1. Luiz Carlos disse:

    Parabéns pelo belíssimo trabalho! Gostei muito…
    Que o sucesso seja sempre presente na longa caminhada deste grupo!

    Gostaria de receber novidades sempre que tiverem novos trabalhos.

    Abraços,

    Luiz Carlos

  2. FRANCISCA ISABEL SILVA VIEIRA disse:

    MARAVILHOSO! PARABÉNS! QUERO RECEBER ,SEMPRE QUE TIVEREM NOVIDADES.UMA ABRAÇO E SUCESSO!

  3. leticia disse:

    nossa que video legalll

  4. cristine disse:

    esse desenho e muito legal

  5. Janete de Freitas disse:

    Parabéns pelo belíssimo trabalho!!! Adorei a dica de projeto…”Experimentando Teatro de Sombras na Sala de Aula” , vou levar essa ideia adiante, compartilhar e divulgar…
    Desejo muito trabalho e sucesso ao grupo!!!

    Um Abraço,

    Janete

  6. Roselaine disse:

    EU ESTAVA PROCURANDO ESSE MARAVILHOSO TRABALHO A UM TEMPÃO… PARABÉNS E MUITO SUCESSO…

  7. kerolayne disse:

    amei o belo trabalho de voçeis vcs me salvaram nao achei em nenhum lugar soh q eu achei aki e gostei muito bjs pra vcs>>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 42 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: